Beleza e moda são áreas usadas tanto para hobbys quanto para formar carreiras, como maquiador, estilista, cabeleireiro, etc.
De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor, em 2017, o faturamento da América Latina em beleza e cosméticos deve crescer 18,4% até 2022 e alcançar um faturamento de US$ 77 bilhões ao ano.
Além de que quase 85% dos pequenos negócios de moda já retomaram atividades durante a pandemia de covid-19, segundo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Contudo, em qualquer ramo existem certas implicações, como achar formas de ganhar dinheiro durante a pandemia, evitar uma crise no negócio, conseguir uma renda extra, criar redes sociais para virar uma autoridade, seja como influenciador ou ganhando dinheiro na internet.
Além disso, infelizmente, há pessoas que sofrem preconceitos por entrar nas funções de influenciador e/ou de profissional de moda e de beleza, pois muitos consideram um passatempo e que não deve ser levado a sério ou não dá dinheiro.
Contudo, ainda, precisam lidar também com o racismo, discriminação, machismo, vida pessoal e acontecimentos cotidianos.
POVO FALA
Para quem ama maquiagem e beleza e quer juntá-la com a internet precisa aprender lidar com as redes sociais. Às vezes, essa tarefa pode ser difícil.
“Eu tenho muito problema com o engajamento no Instagram. Acho que quem tem bastante seguidores poderia dar uma força e divulgar quem está começando, porque não é fácil”, afirma Gabriel Bedrikow (@bdkbeauty), 22 anos, estuda no Instituto Embelleze.
O jovem quer trabalhar no ramo de beleza e de maquiagem, mas quer crescer no Instagram para ajudar a se destacar na área e virar uma autoridade do ciberespaço.
Atualmente, tem mais de 2 mil seguidores e o conteúdo aborda automaquiagem (tutoriais e sugestões) e dicas para cuidar da pele, como skincare e resenhas de produtos.

“Quero seguir a carreira de maquiador e também é o meu sonho conseguir ganhar dinheiro com a internet”, Gabriel Bedrikow, 22 anos.
Em relação a maquiagem, ele sofreu alguns preconceitos, mas também muitos elogios.
“Tive alguns comentários desagradáveis nos meus posts por gostar de maquiagem sendo homem. Mas eu amo o que eu faço, vou continuar fazendo isso e lutar sempre contra essas atitudes ruins”, afirma.
"Ai está a nova drag queen"
Vídeo: reprodução/Instagram
Shayenne, 24 anos, é youtuber e influencer a menos de 1 ano. Ela tem 4. 831 seguidores no perfil @shaayhr e aborda sobre cachos, tranças e lifestyle (Como fazer hidratações, como cuidar das tranças, transição capilar, big shop, penteados para cabelos afros, etc). A jovem conta que sente uma diferença na visibilidade por ser negra.

“As influenciadoras brancas de uma certa forma têm mais privilégios e são mais vistas, mas aos poucos, nós estamos conquistando nosso espaço!”, afirma ela.
A influencer explica que não leu nada desnecessário nos posts, porém a luta contra o preconceito ainda continua.
“Temos que ir em busca de nossos sonhos e, isso é independente do que as pessoas acham ou não. Pois sempre haverá alguém insatisfeito, nem Jesus agradou à todos”, observa.
A auxiliar de biblioteca Catharina Assiz, 34 anos, entrou na área de influencer digital há menos de um ano e tem mais de 5 mil seguidores.
O perfil dela @eucathassiz aborda dicas de looks, maquiagens, cabelos e pele. Ela conta que já sofreu preconceito em relação a ser influencer de beleza/moda.

“Eu já sofri vários, no meio digital, só famoso vira blogueirinha. Sabe aquelas frases irritantes ou constrangedoras?”, diz.
Ela observa que inspira muitas pessoas e os seguidores. “Eu fico feliz quando alguém me fala que começou a fazer determinada coisa por minha causa, isso é super gratificante”, afirma.
Contudo nem tudo são flores, não é mesmo? Há dificuldades em se dar bem fazendo conteúdos mesmo sendo de beleza/moda ou de outra área.
“O principal obstáculo é o algoritmo da rede social e, depois, a pressão de ter que criar conteúdo do ramo. Mas é bem mais fácil fazer com gosto e não quando há uma obrigação”, destaca.
Dicas para alavancar as estratégias como maquiador (a)
1 - Capacite-se!
A capacitação deve ser, como em qualquer área, o primeiro passo para se tornar um bom profissional. Existem inúmeros cursos, tanto presenciais, como online que oferecem conhecimentos necessários para dar um up em suas expertises.
2 - Marketing de relacionamento: seu melhor amigo
O marketing de relacionamento é um grande aliado em sua fidelização de clientes. Ele oferecerá ferramentas para que sejam pensadas estratégias que busquem encantar os clientes para que eles voltem a consumir seu serviço.
Tente sempre manter os contatos de quem já foi atendido atualizados. Em cima disso, é possível trabalhar datas comemorativas, descontos especiais e novidades sobre o negócio.
3 - Capriche em seu conteúdo das mídias sociais
Além do boca-a-boca, as mídias sociais têm um papel importantíssimo para atração de clientes, principalmente em maquiagem. Nesse espaço, é possível atualizar com os resultados feitos em atendimentos e criar uma espécie de "vitrine" para futuras consumidoras.
Invista em fotos com bons ângulos e uma iluminação que consiga realçar as nuances do resultado obtido. Assim, as pessoas conseguirão enxergar melhor suas técnicas!
Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Saiba algumas sugestões
Desde o que é tendência na passarela até ao que é tendência no feed e nas histórias, a relação entre a moda e as redes sociais nunca foi tão próxima.
Com mais de 200 milhões de pessoas estão conectadas a contas de moda em todo o mundo no Instagram, de acordo com os dados de 2017. Confira algumas dicas:
1. Crie fotos e vídeo de qualidade
Não é um fotógrafo? A criação de conteúdo de qualidade não precisa ser difícil. Você pode tirar fotos e fazer vídeos com aparência profissional usando apenas o telefone.
2. Melhore seu criativo
Com os aplicativos do Instagram é possível criar com facilidade fotos e vídeos de alta qualidade para sua conta.
Para mais informações: Fonte: Instagram Business
Comments